quarta-feira, 31 de janeiro de 2007

"La Bohème"


Muitos pares de soprano e tenor cantaram “La Bohème” de Puccini.
Muitos interpretaram esses papéis de forma exemplar, atingindo patamares de excelência.
A lista seria fastidiosa por tão extensa.
Mas, de entre todas, e já ouvi muitas, há uma gravação que suplanta, de longe, qualquer outra.
Refiro-me a Mirella Freni e Luciano Pavarotti, com a Filarmónica de Berlim sob a regência de Karajan.
Para mim, essa é “a” Bohème.
Com eles, há uma segunda versão gravada já nos anos oitenta, mas a primeira é bem superior, dado que estavam no apogeu das suas capacidades vocais.
Parece que ambos os cantores “nasceram” para Puccini, ainda que tenham cantado com estrondoso êxito muitos outros compositores. Mas se repararem bem, os maiores sucessos de Freni e de Pavarotti aconteceram em óperas de Giacomo Puccini.
Algo mais os une . São ambos italianos, nasceram no mesmo ano (1935) e na mesma cidade (Modena). Sabiam?
Sobre cada um deles farei um post.
A “Mimi” e o “Rodolfo” são interpretações magistrais, que merecem, por si só, um lugar de grande destaque.

2 comentários:

Teresa disse...

Concordo em absoluto. Esta continua a ser a "Bohème" definitiva. Como o "Don Giovanni" definitivo continua a ser o do Giulini (para mim...).

Não conheço ninguém (nem sequer a Tebaldi) que me transporte como a Freni nos versos ma quando vien lo sgelo
il primo sole è mio
. Maravilhosa.

Teresa disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
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