sábado, 15 de setembro de 2007

Zuleica Saque


Zuleica Elbling. Zuleica Saque.
O nome verdadeiro e o artístico, de uma grande cantora portuguesa.
Com apenas 18 anos ingressa no Coro do Teatro S.Carlos, mas só quatro anos depois é contratada para dois pequenos papéis em “Arabela” e “As Bodas de Fígaro”.
No ano seguinte, ainda em pequenas participações, canta ao lado de figuras como Régine Crespin e Renata Scotto.
É então convidada para fazer uma audição no Teatro da Trindade, onde Tomás Alcaide a contratou de imediato.
E assim começa uma carreira brilhante, que em Portugal é dividida entre os dois teatros.
Bolseira do então “Instituto de Alta Cultura”, e proposta por Gino Bechi, o soprano vai para Itália aperfeiçoar ainda mais a sua voz. Primeiro passo para a sua constante presença nos palcos internacionais, com Piero Cappuccilli, Alfredo Kraus, Sesto Bruscantini, Giuseppe Taddei e Franco Corelli, entre muitos outros.
Em 1971 substitui Mirella Freni no Gran Teatro del Liceo, em Barcelona, cantando a Margarida, do “Fausto”. Leram bem…cantou no lugar da “diva”, e bem.
Já nessa altura era uma cantora respeitada nos grandes palcos da Ópera, mas nem assim deixava de vir cantar ao seu país.
Zuleica Saque (nasceu em Lisboa, em 1941) vive actualmente em Itália.

Completamente esquecida em Portugal. Para não variar.
Tão esquecida…que nem uma fotografia decente consegui arranjar.
Peço desculpa pela qualidade desta, mas foi a possível numa velha revista.

31 comentários:

Carlos Faria disse...

Não sei se esse esquecimento é culpa do país institucional ou do seu próprio povo(sinceramente ainda não consegui verdadeiramente descobrir). É verdade que não a conheço, mas são blogs como este que colmatam parcialmente a lacuna sentida sobre a falta de informação relativa aos grandes cantores, actores ou outros artistas nacionais de qualidade e não populistas.

Anónimo disse...

Caro José Quintela Soares, se desejar, pode encontrar várias fotografias da grande cantora no livro Cantores de Ópera Portugueses (3º volume) em diversas óperas. Conheci-a pessoalmente e é uma pessoa encantadora, tal como a irmã, o soprano lírico Elsa Saque.
Por curiosidade, viu ontem o concerto com a Elisabete Matos na RTP? Embora em estado clínico desaconselhado para cantar, fez o concerto mas não me deslumbrou. Talvez se a voz possuísse um pouco mais de técnica de belcanto me tocasse mais. As vozes mais pesadas devem preservar esse lado mais lírico (já lá dizia a Birgit Nilsson, e até a própria Callas)senão começam a desgastar-se muito cedo. O que lhe parece?

José Quintela Soares disse...

Caro anónimo

Obrigado pela recomendação do livro. Eu tenho esses três livros de Mário Moreau, mas por vezes esqueço-me de tantos livros!

Sobre o concerto de ontem, estou exactamente a preparar um post sobre ele. Mas para já estou de acordo consigo...

Obrigado pelo seu comentário.

Isabel Victor disse...

Gostei de saber ...

b*

Anónimo disse...

Viva José,
"Acompanhei" a carreira da Zuleika Saque. Comecei por vê-la no Coliseu, na minha experiência operática, cantando a Kate Pinkerton ao lado da Butterfly da época: Renata Scotto. No ano seguinte o primeiro papel principal, mas não de grandes riscos: a Adina do "Elixir de Amor" no Trindade. Com provas dadas vem no ano seguinte a revelação de é uma cantora de craveira internacional: a Lucia, que eu vi na noite de estreia no Trindade. VEjo-a também nos anos seguintes, no Trindade, como primeira figura da Companhia Portuguesa de ópera, Na Cambiale di Matrimonio, na Butterfly e na Traviatta. A partir de 1966 começa a integrar os elencos internacionais que vêm a Portugal e eu vejo-a no Romeu e Julieta de Gounod, nos Puritanos , ao lado do Krauss, e em 1973 na micaela ao lado do Crelli. Todas estas representações, vi-as no Coliseu, depois de estarem no S. Carlos, como era habitual. SEgue-se um grande interregno e a última vez que a vejo é 1983 no S. Carlos num regresso muito comentado, na Margarida do Fausto ao lado do Kraus. Depois nunca mais soube dela. Só como nota curiosa: estou a vê-la a ser condecorada pelo Américo Thomaz num dos intervalos de uma ópera no Trindade, onde era frequentador habitual.
Raul

Anónimo disse...

Ppara mim é a melhor cantora lirica portuguesa de todos os tempos, convidem-na enquanto é tempo a vir formar as novas geraçoes, conheço-a muito bem e sei que o seu grande amor é portugês e que adora o nosso pais.

Anónimo disse...

Zuleica Saque - cantora de Opera e minha tia
pois, é minha tia, irma da minha mãe, a cantora de Opera Zuleica Saque que no dia 7 de Março de 2007 recebeu a medalha de mérito cultural mas como estamos em Portugal ninguém sabe...é o pais que temos...

José Quintela Soares disse...

Tem graça...e eu que julgava que Elsa Saque não tinha filhos....

Não haverá aí qualquer confusão de parentesco?

Anónimo disse...

Caro José eu não sou filha de Elsa Saque,mas sim de outra irmã de Zuleica, Zuleica é filha do primeiro casamento da minha avó materna, Elsa e Zuleica são meias irmãs apenas são filhas do mesmo pai, além da minha mãe, Zuleica tem mais uma irmã e um irmão filhos da mesma mãe.E eu por acaso não sou cantora de Opera mas sou Actriz de Teatro formada pela ESTC.
gosto bastante da minha tia e tento saber e acompanhar sua carreira por isso descobri o seu blog.
um abraço
Fátima

José Quintela Soares disse...

Com os meus pedidos de desculpa a Fátima.

Desconhecia a existência de outra irmã, para além de Elsa Saque.

Anónimo disse...

Não tem que pedir desculpa José, é natural, há muita gente que não conhece esta história...
um abraço e saudações culturais
Fátima

Anónimo disse...

Alguém sabe de onde é descendente Zuleica e Elsa Saque ? De que parte de italia, são os pais delas ? =O

José Quintela Soares disse...

Segundo Mário Moreau:

"O apelido Saque, que veio a adoptar na vida artística, era o de sua madrasta, Irene Saque, com quem foi criada desde os primeiros meses de idade e a quem queria como mãe. Irene Saque foi aluna da Academia de Amadores de Música e, mais tarde, componente do coro do Teatro de S.Carlos".

Anónimo disse...

Gostei muito de todos os comentários, na verdade a Zuleika
é uma maravilha como mulher e artista, tive o previlégio de a conhecer muito bem e espero que regresse breve ao seu país.

Unknown disse...

Sou um primo afastado da Elsa Saque, mas que pouco ou nada sei sobre essa parte da minha família! Sei que Saque deriva do apelido italiano Sacchi, mas em conversa com familiares mais velhos, ninguém sabe dizer qual a origem geográfica italiana desse nome. Apenas que foi uma família italiana que veio para Portugal fixou-se algures no Alentejo.

Gostaria imenso de saber um pouco mais.

João Saque Delicado

Anónimo disse...

Veja na net Virgilio Saque que foi politico na 1ª Républica.

Anabela Saque disse...

Chamo-me Anabela Saque, o meu pai era familiar do pai da Elsa e da Zuleica Saque, no entanto, pelo facto de o meu pai ter falecido há já muitos anos acabei por não conhecer mais em pormenor a história da família. Se alguém me puder ajudar dando mais
informações ficaria muito agradecida.
Quanto ao esquecimento a que estão votados os verdadeiros artistas deste país, infelizmente é uma realidade que parece nunca mudar.

Cátia Saque Delicado disse...

Como dito pelo meu primo Joao delicado tambem eu sou familiar tanto de Elsa Saque como da Zuleica Saque e pouco sei sobre as duas apenas que saque nao é realmente o nome de nenhum das duas porque ambas foram criadas por uma prima sim de seu nome saque e por graça ao nome o adoptaram artisticamente.

Leo disse...

Ciao a tutti..
scrivo in italiano perchè il portoghese non so scrivere
mi chiamo Leonardo
sono il figlio di Zuleica sono molto felice per le belle parole scritte da voi su mia mamma

se volete informazioni
questo è il mio indirizzo mail

leonardo.prati@gmail.com

Grazie
Leonardo Prati

Anónimo disse...

zuleica e uma senhora maravilhosa que conheci pessoalmente .estou em contacto com zuleica quase todos os dias apezar de eu estar aqui nos estados unidos e ela em italia somos grandes amigas tenho pena de nao poder encontrar muito de zuleica aqui na net uma senhora com uma voz lindissima deviem de fazer um programa musical no youtube com os concertos que ela fez pq ela merece isto e muito mais

Anónimo disse...

Pena é que a Zuleica não volte ao seu País, temos muitas saudades dela e decerto seria bem recebida.

Anónimo disse...

Qual das 2 cantoras reside em portugal?
E onde reside a outra?
Tive oportunidade de as ouvir cantar e gostei muito de as ouvir, especialmente a Zuleika.

Carolina disse...

Olá,

Alguém me sabe dizer se ela era filha do Dr. Virgilio Saque e se tem alguma ligação a uma casa na rua Marquês Subserra, em Lisboa? Obrigada

Anónimo disse...

Julgo que não.

Anónimo disse...

A ZULEICA VIVE NA ITALIA E A IRMÃ ELSA EM LISBOA.

Anónimo disse...

A grande cantora zuleica Saque ainda vive em Italia? Ou regressou a Portugal?

Anónimo disse...

Nao se sabe mais nada r4elativamente a noticias sobre esta cantora?

Lídia Elbling disse...

Bom a Zuleica e a Elsa são irmãs, filhas de Irene Saque e Vasco Elbling, meu tio, irmão de meu pai! Existe ainda um irmão tambem chamado Vasco! Foram educados desde muito pequenas pela mãe e avós na Academia dos Amadores de Música, pois o meu tio foi para Moçambique dizendo sempre que a familia iria depois mas tal não veio a acontecer e só se reencontraram quando o meu tio depois do 25 de Abril voltou a Portugal! Já a tia Irene tinha falecido! A Zuleika foi para Itália, onde casou e lá ficou com residencia! Mesmo depois disso estive com ela no S. Carlos onde veio actuar! A Elsa vi-a várias vezes nomeadamente em S. Carlos.
Esta é uma parte da história da familia Saque Elbling!

Anónimo disse...

Tanta informação e alguma errada... ora vamos á verdade:
1-Zuleica é apenas meia irmã de Elsa, são filhas do mesmo pai que nunca foi doctor, mães diferentes a mãe de Zuleica que lhe deu o nome mas não a criou chamava-se Odete Almeida e faleceu em 2010, Zuleica foi criada pela mãe de Elsa, (a mãe de zuleica durante muitos anos foi casada com o pai de Zuleica porque naquele tempo não era permitido o divorcio de forma legal)Zuleica foi Buscar o apelido artistico - Saque á mãe de Elsa que a criou...
2- Além de Elsa, Zuleica tem mais 2 irmãs e um irmão da parte da legitima mãe.
3- Zuleica é Portuguesa não tem nada de Italiana apenas foi viver para Itália, lá casou e tem um 2 filhos, um rapaz e uma rapariga, esses sim Italianos, o rapaz é o Leonardo que se encontra tb nos comentários desta página, a sobrinha Fátima destes comentários também é verdadeira e claro que sabe estas histórias todas e mt mais...

Anónimo disse...

Zuleika Saque actuou no Teatro Nacional de São Carlos nos dias 17 e 18 de Maio de 1967 interpretando a personagem de Esperança da Ópera Orfeu (espectáculos integrados no XI Festival Gulbenkian de Música)

José Moças disse...

Está uma foto dela autografada à venda neste link, se lhe interessar aqui fica a informação: http://www.delcampe.net/page/item/language,F,id,299955743,var,Cantora-de-Opera-ZULEIKA-SAQUE-Foto-autografado-TEATRO-SCARLOS-Signed-Photo-autographe-OPERA-SINGER-PORTUGAL.html
Um abraço

Locations of visitors to this page