Enquanto Puccini se embrenhava na composição da “Manon Lescaut”, Leoncavallo escrevia “Os Palhaços”.
Por se fazer sentir um calor insuportável em Milão, Leoncavallo alugou uma casa no Tirol italiano, e convenceu Puccini a fazer o mesmo, oferecendo-se, inclusivamente, para lhe arranjar uma casa.
Assim aconteceu. Dois grandes amigos.
Por se fazer sentir um calor insuportável em Milão, Leoncavallo alugou uma casa no Tirol italiano, e convenceu Puccini a fazer o mesmo, oferecendo-se, inclusivamente, para lhe arranjar uma casa.
Assim aconteceu. Dois grandes amigos.
Até que, passados uns dias, Leoncavallo confidenciou a Puccini que estava a pensar adaptar, para uma nova ópera, uma velha novela sobre a vida dos artistas da margem esquerda do Sena. Era grande a sua expectativa.
Puccini escutou, e gostou tanto da ideia…que decidiu, sem nada dizer a ninguém, levá-la à prática...
Um ano antes de Leoncavallo terminar o seu trabalho, Puccini apresentou “La Bohème”!
É caso para dizer…que rico amigo!
5 comentários:
Fiquei curiosa e fui cuscar por aí, para saber qual teria tido, no momento, mais sucesso, qual o público então mais apreciara, e encontrei isto...
La partition de Leoncavallo connut un début triomphal. Son vérisme, ses effets théâtraux, son art de l'ensemble, en opposition au lyrisme intimiste de Puccini, plurent au public et à la critique.
Soigneusement orchestré par les éditeurs des deux musiciens, la campagne de conquête du public sembla de prime abord favorable à Leoncavallo. Mais les limites de son inspiration, et les comparaisons avec les qualités de son collègue éloignèrent peu à peu l'œuvre des scènes. Irrémédiablement.
Que pensa disto?
Olá Teresamaremar
Difícil desafio me lança...
A diferença entre as duas "La Bohème" nota-se principalmente no último acto, que pessoalmente acho francamente superior em Puccini, e no facto de a "Mimi" de Leoncavallo ser bem menos "inocente", digamos assim, que a outra.
É evidente que o talento de ambos os compositores era diferente. Bastará pensar que Leoncavallo conseguiu colocar na posteridade apenas uma ópera (Os Palhaços), enquanto Puccini...para além de "La Bohème", é autor de "Madame Butterfly","Manon Lescaut","Il Trittico", e "Turandot", para não falar de outras.
Acredito portanto que "les limites de son inspiration, et les comparaisons avec les qualités de son collègue éloignèrent peu à peu l'œuvre des scènes. Irrémédiablement."
Esta a minha opinião.
Obrigado pelo seu comentário.
Não pretendia ser desafio, menos ainda difícil :) apenas queria entender melhor pois que, no meu muito humilde conhecimento, me surpreenderam os parágrafos que reescrevi, dada a maior notoriedade de Puccini.
Grata pela resposta.
olá josé quintela soares!
não conhecíamos esta história/competição entre Puccini e Leoncavallo.
abraço cinéfilo
E Puccini não se limitou a esta ópera. Quando fez a Manon Lescaut, a Manon de Massenet ainda andava a tentar impor-se, mas aí teve azar, porque a ópera francesa é mais ouvida do que a italiana. Quanto à Butterfly também há qualquer, mas agora não me lembro bem. Parece que o carácter de Puccini estava a milhas da integridade de Verdi e da grande bondade de Donizetti.
Raul
Enviar um comentário