segunda-feira, 2 de junho de 2008

Elsa Saque


Estreou-se como “Pastor” na “Tosca”, no Teatro da Trindade.
E aí começou uma brilhante carreira de soprano, com um nível internacional.
Elsa Saque.
Bolseira do Instituto de Alta Cultura, por proposta do grande Gino Bechi, estuda durante dois anos em Palermo, onde actua por diversas vezes, demonstrando as suas altas qualidades.
“A pureza de estilo, a musicalidade impecável e uma expressividade do melhor gosto são predicados que distinguem esta jovem cantora”, escrevia em 1971 a saudosa Maria Helena de Freitas.
Cantou ao lado dos maiores intérpretes, merecendo sempre o aplauso da crítica e do público, que sempre lhe manifestou o apreço que lhe dedica.
S.Carlos e Trindade, mas também Coliseu são palcos que pisou em muitas noites de glória.
Grava pouco, como acontece com todos os cantores líricos portugueses, mas selecciona criteriosamente o seu reportório.
Fundadora da Ópera de Câmara do Real Teatro de Queluz, Elsa Saque canta por todo o país, mas infelizmente a nossa televisão há mais de uma década que não transmite qualquer um dos seus concertos.
Como é norma….

Fonte : “Cantores de Ópera Portugueses”, de Mário Moreau.

6 comentários:

Hugo Santos disse...

Uma grande Senhora. Muito maltratada pelo São Carlos que, de um momento para o outro, passou a ignorá-la.

Anónimo disse...

Uma vergonha Nacional ignorar uma das Maiores Cantoras Portuguesas que tem uma carreira artística e um valor artístico ímpares!!! Felizmente sairam cerca de cinco CDS com Música Portuguesa que gravou em 2006/2007 e estão disponíveis para ouvir a sua Maestria Vocal e Interpretativa! Uma Grande Cantora que merece muito mais por parte do nosso único palco lírico São Carlos onde viveu momentos gloriosos da sua carreira - Mímí, Butterfly, Susanna, Manon, Liù, Micaela, Alice Ford, Zerlina, Antonia dos Contos d'Hoffmann, e como Solista em Concertos e Recitais. Ninguém faz nada??? Nem sequer convidá-la para um Masterclass de Alto Nível em São Carlos???

Anónimo disse...

Cerco disperatamente Elsa Saque che ho conosciuto a Palermo nel 1968.
Potete mettermi in contatto.
Grazie
Pippo

José Quintela Soares disse...

Caro Pippo

O mail de Elsa Saque é o seguinte:

melbah7@hotmail.com


Cumprimentos

Anónimo disse...

Nunca ouvi a senhora cantar nos seus tempos áureos, mas posso dizer que gravou um disco em que maltrata canções de Lopes-Graça. Uma lástima a qualidade da voz

Anónimo disse...

Caro Anónimo,

Com o maior respeito, não é possível, em primeiro lugar, considerar 'uma lástima' a qualidade de uma das mais belas vozes de soprano de sempre em Portugal, e, em segundo, falar desse modo (perdoe-me a indignação) de uma cantora como Elsa Saque, que é de facto - acredite em mim, por favor, se não ouviu mais do que esse disco - uma das maiores cantoras portuguesas de sempre. É uma pena que, como outras suas grandes colegas (Elvira Ferreira, para citar um outro exemplo notório) tenha nascido em Portugal... Elsa Saque, ainda que recentemente distinguida com uma Ordem de honra nacional que bem merece, merecia muito mais de um País a que tanto talento ofereceu.

Locations of visitors to this page