quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ontem ouvi (10)


Ramon Vinay é considerado, por muitos, o melhor “Otello”.
E ainda que estas classificações dependam sempre do gosto pessoal, é indiscutível que, se não é o melhor, está entre os melhores.
E quando Vinay interpreta o papel acompanhado por Tebaldi e Gino Bechi, em 1952, numa célebre récita em Nápoles, o resultado só podia ser memorável.
É uma gravação ao vivo, com as naturais e habituais deficiências, mas quase nos esquecemos delas, perante a qualidade das vozes, o cunho interpretativo, o simbolismo histórico, a possibilidade de, 57 anos volvidos, ter oportunidade de ouvir estes cantores de excepção.
Gabriele Santini dirige a Orquestra e Coro do “S.Carlo” de Nápoles.

3 comentários:

Hugo Santos disse...

Caro Raul,

sorte de quem pode ver e ouvir Ramon Vinay neste mesmo papel em São Carlos, em 1952 e 1953, salvo erro.

Curiosamente, não possuo nem esta conhecida gravação nem a célebre dirigida por Toscanini. Com Vinay no papel titular tenho uma récita do MET de 1952 com a Eleanor Steber e o Leonard Warren e uma outra de 1957 registada no Covent Garden com a Gré Brouwenstijn e o Otakar Kraus. No papel de Iago, possuo uma gravação oriunda de Dallas de 1962 com o Mario Del Monaco e a Ilva Ligabue. Infelizmente, o som é assaz medíocre.

José Quintela Soares disse...

Caro Hugo

Mesmo sem ser Raul...percebi que o comentário era para aqui.


Abraço

Hugo Santos disse...

Peço imensa desculpa, caro José. Havia terminado de comentar no blogue "Ópera e demais interesses", daí a confusão. Uma vez mais, as minhas desculpas.

Locations of visitors to this page