terça-feira, 5 de janeiro de 2010

Mistérios...


Em 1976, no Scala, Carlos Kleiber dirigiu duas récitas “históricas”.
Um “Otello” com Mirella Freni e Placido Domingo, facilmente disponível em qualquer boa discoteca (em Portugal há muito poucas…), que sendo inferior, na minha opinião, à célebre gravação Freni – Jon Vickers, constitui um marco nos registos desta ópera.
Mas o que nunca consegui encontrar, e acreditem que já procurei em muitas latitudes nos últimos 34 anos, é um “Don Carlo” com os mesmos protagonistas e maestro.
Seguramente que existe a gravação, mas mesmo não pertencendo aos catálogos das editoras mais conhecidas, ou tratando-se mesmo de uma “pirataria”, o certo é que nunca a vi.
Nem sei quem são os outros intérpretes.
Já passaram mais de três décadas, mas continuarei a procurar.

4 comentários:

Hugo Santos disse...

Pois, caro José. Já tive a oportunidade de abordar esta questão consigo pelo que, lhe garanto, tem meio Mundo à procura do mítico Don Carlo dirigido pelo Kleiber.

Para alguém que, como eu, se vai movimentando como pode no universo das gravações paralelas, não constituiria surpresa nenhuma descobrir que, afinal, o registo é pura efabulação.

Carlos Faria disse...

Já tentou a Amazon? Se eles não encontrarem, considero que só um acaso de sorte pode encontrar se tal gravação existir.

Anónimo disse...

Olá Hugo!
A gravação em vinil e em vídeo(gravação esta bem paralela...) ao vivo do Kleiber de 1976 em que este é ovacionado estrondosamente logo de início, e o turbulento início do 3º acto?
Não, não é efabulação, ela existe e eu já a vi.
G.

Hugo Santos disse...

Caro(a) G.,

desculpe a demora na resposta ao seu comentário mas estive em convalescença.

Não estará a confundir o Don Carlo com o Otello que Kleiber dirigiu no Scala, exactamente no mesmo período? Desta última ópera possuo a gravação áudio, bem como conheço a transmissão televisiva que, aliás, encontra-se disponível no YouTube na forma de excertos.

Locations of visitors to this page