Há muitas gravações de “I Puritani”, mas esta é a minha preferida.
Gravada em 1953, junta os cantores no seu apogeu, acompanhados da Orquestra do La Scala regida por um Mestre, Tullio Serafin (1878-1968).
A “Elvira” é, claro, Maria Callas (1923-1977), e a prestação nesta ópera é ímpar, não bastando os adjectivos para a classificar. Simplesmente divinal.
O próprio Giuseppe di Stefano (1921-2008) (“Arturo”), que está longe de ser um dos meus tenores de eleição, está muito bem neste papel. Rolando Panerai (nasceu em 1924) é um “Riccardo” seguro e convicto, e um agora muito esquecido Nicola Rossi-Lemeni (1920-1991) dá a “Giorgio” tudo o que o personagem exige.
Temos ainda Ângelo Mercuriali no “Bruno”, Carlo Forti no “Gualtiero Valton” e Aurora Cattelani na “Enrichetta”.
“I Puritani” ao seu melhor nível.
Gravada em 1953, junta os cantores no seu apogeu, acompanhados da Orquestra do La Scala regida por um Mestre, Tullio Serafin (1878-1968).
A “Elvira” é, claro, Maria Callas (1923-1977), e a prestação nesta ópera é ímpar, não bastando os adjectivos para a classificar. Simplesmente divinal.
O próprio Giuseppe di Stefano (1921-2008) (“Arturo”), que está longe de ser um dos meus tenores de eleição, está muito bem neste papel. Rolando Panerai (nasceu em 1924) é um “Riccardo” seguro e convicto, e um agora muito esquecido Nicola Rossi-Lemeni (1920-1991) dá a “Giorgio” tudo o que o personagem exige.
Temos ainda Ângelo Mercuriali no “Bruno”, Carlo Forti no “Gualtiero Valton” e Aurora Cattelani na “Enrichetta”.
“I Puritani” ao seu melhor nível.
3 comentários:
E eu estou a ouvi-la agora, por ma ter lembrado. Senti saudades.
Esta gravação merecia uma melhor qualidade sonora. Tal como a Norma de 1954 e a Lucia de 1953 foram gravadas em Itália, onde os meios tecnologicos ficavam àquem daqueles que a EMI possuia em Inglaterra, a sua base de operações.
I puritani foi a última obra que comprei, não a versão mencionada, um dvd com edita gruberova no teatro del liceu... diga-se que não conhecia a obra, apenas me despertou a curiosidade, tendo em conta a minha paixão pela Norma. não gostei da encenação, mas deu para admitir que se trata de uma ópera muito interessante e para tentar descobrir mais sobre bellini
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