segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Génese de Grandes Óperas (7)


“Tosca” foi escrita por Julien Sardou, propositadamente para a grande actriz Sarah Bernhardt (foto em cima), e registou um tremendo sucesso aquando da sua representação.
A tal ponto que um crítico inglês não se coibiu de escrever:
“Bernhardt, com a faca na mão, sobre o moribundo Scarpia, é a cena mais próxima da grande tragédia nos tempos modernos”. Corria o ano de 1887.
Puccini viu a peça, e contactou de imediato Ricordi, o seu editor, para que conseguisse a autorização de Sardou para fazer uma ópera com o tema. Mas “Manon Lescaut” e depois “La Bohème” ocuparam o centro das suas atenções durante os anos seguintes, e Ricordi, já com o acordo de Sardou, assinou contracto com outro compositor, Alberto Franchetti.
Só que, entretanto, Puccini soube que o próprio Verdi ficara impressionado com a peça, e movendo as suas enormes influências (bem maiores que as de Franchetti), conseguiu que Ricordi anulasse o contracto já assinado, e lhe entregasse o trabalho. As condições em que esta rescisão ocorreu não abonam muito em favor da ética de Puccini, mas tal até nem era original na história da vida do grande compositor…
A ópera “Tosca” estreou-se em Janeiro de 1900, no Teatro Costanzi, (hoje Teatro dell’Opera) em Roma.
E desde aí, atrai multidões.

2 comentários:

MCA disse...

José, é com muito gosto que lhe comunico que atribuí ao Opera per tutti o galardão Brilhante weblog.
Agora, como manda a praxe, passe a outro e não ao mesmo :-)
Abraço.

Anónimo disse...

Olá

Adorei...

Parabéns!

Carla

http://arte-e-ponto.blogspot.com

Locations of visitors to this page