segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Recordar...e Comparar...(5)



3 comentários:

Hugo Santos disse...

Uma proposta muito interessante, caro José. Além do maestro Ino Savini, conheço o tenor Scattolini de uma Tosca com Simona dall'Argine e Scipio Colombo e o baixo Salvatore Catania, activo nas províncias italianas dos anos 50. De resto, uma elenco de figuras secundárias e, direi, terciárias. A principal questão seria perceber até que ponto se comparariam favoravelmente ou não com os intérpretes da actualidade.

José Quintela Soares disse...

Caro Hugo

E outra questão importante seria analisar a frequência com que estas companhias, mesmo sem primeiras figuras, actuavam em Lisboa, e a periodicidade com que, actualmente, o Coliseu apresenta Ópera, cantada por quartas e quintas figuras de companhias que ninguém conhece.

Um abraço.

Hugo Santos disse...

Uma grande verdade, caro José. No Coliseu do Porto, pouco há a destacar nas companhias de Leste que amiúde se apresentam. Relembro, contudo, um Rigoletto, salvo erro, em 2006, cuja Gilda me impressionou imenso pela pureza do timbre, extensão vocal, igualdade em todos os registos e uns pianissimi de fazer inveja na cadenza do "Caro nome". Uma excepção que, indubitavelmente, confirma a regra.

Locations of visitors to this page