Vamos hoje abordar o “Otello”, ópera estreada em 1887.
Vale a pena recordar que Wagner tinha morrido poucos anos antes, deixando Verdi completamente senhor dos domínios da ópera.
“Otello” intrigou os críticos, e acusar Verdi de “wagnerismo” era a maneira fácil de ocultar a sua incompetência para compreender as mudanças de métodos e de estilo que gradualmente se operara em Verdi, de que já falei em texto anterior.
O que parecia”wagneriano” aos críticos de então era ser o “Otello” muito mais contínuo musicalmente do que qualquer das outras suas óperas.; este não era tão meticuloso como Wagner em evitar as paragens evidentes no decurso das cenas, mas de uma maneira geral a música corre sem qualquer interrupção óbvia para aplausos.
Outro ponto a considerar é a qualidade literária do texto, tradução tão fiel quanto possível do de Shakespeare. A orquestra era tratada com muito mais apuro e havia muito maior desenvolvimento de temas instrumentais.
Verdi aprendera, certamente, muito de Wagner quanto a métodos técnicos, mas afinal todos esses métodos vinham originariamente de Beethoven, cuja obra toda a vida estudara.
A diferença fundamental entre Verdi e Wagner está nos seus conceitos gerais sobre o que seja a Ópera. Wagner sempre se interessou mais pela orquestra do que pelos cantores, e Verdi precisamente o contrário.
Vamos ouvir Mario del Monaco, numa gravação curiosa pois o tenor dirigiu-se à cena vindo da rua, pronto para a récita, o que é elucidativo da excentricidade deste enorme cantor.
quinta-feira, 6 de dezembro de 2007
As Óperas de Verdi (7)
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Estive, há alguns anos (oito) no teatro da ópera de Parma.
Grande emoção ...
Vista amigavelmente comentada por amantes da ópera (de Verdi em particular).
Este famoso palco, também recebeu Amália Rodrigues, num prodigioso concerto que ficou na memória dos melómanos parmigianos (parmigiani).
Um beijo* Rigoletto
Valério Cervetti - director da Biblioteca de Parma, referiu na altura, a existência de uma notável colecção de cartazes de espectáculos de òpera e outros
Apenas uma curiosidade ...
Abraço
Enviar um comentário