quarta-feira, 7 de março de 2007

Mario Del Monaco


É um nome injustamente esquecido, o deste tenor italiano que fez furor nos anos 40 e 50 do século passado. Além de uma excelente voz, colocava nas suas interpretações uma postura de “actor” que falta a muito boa gente, antes e depois dele. Era completo.
Filho de uma abastada família de Florença, onde nasceu em 1915, foi colega de Renata Tebaldi no Conservatório Rossini, em Pesaro.
Estreou-se em 1940, como “Pinkerton”, em Milão, no Teatro Puccini.
Mas o seu grande papel, pelo menos aquele em que mais o admiro e onde relevam todas as suas capacidades, é o “Otello”, que cantou durante vinte e muitos anos. A carga dramática da personagem tem em Del Monaco um intérprete como raramente se viu outro.
Uma curiosidade: foi sepultado com o fato que usou nesta ópera, nas suas últimas récitas. Um pouco estranho ou bizarro, mas que diz bem do amor que o tenor dedicava a este papel, que lhe granjeou, em grande parte, a fama que tinha.
É possível encontrar inúmeras gravações de Mario Del Monaco no mercado, e muitas com Tebaldi. Claro que o seu “Otello” é imprescindível.
Faleceu em 1982.
Em anexo poderão ouvir o grande tenor nos "Palhaços".
">

1 comentário:

Anónimo disse...

De vez em quando visito o seu blogue e reparei na "injustiça" de não haver nenhum comentário acesca do Del Monaco. Está um pouco na moda não apreciar este grande tenor que por vezes era acusado de "berrar" um pouco e uma certa falta de estilo. Talvez possa ser às vezes, mas a voz era inquestionavelmente bela e, se esquecermos a carga dramática de Ramon Vinay, Mario del Monaco foi, na minha opinião, o melhor Otelo que conheço. Também me fascina o seu Mário e Andrea Chenier nas gravações com a Tebaldi. Já sou um pouco mais crítico para o seu Manrico e confesso que prefiro outros na Cavalleria, Palhaços, Força do Destino e Aida.
Raul Andrade Pissarra

Locations of visitors to this page