sábado, 24 de março de 2007

"Il Trovatore"



Partilho da opinião de que “O Trovador” é uma ópera de linhas melódicas tão bonitas, que desde o princípio ao fim, entra no ouvido e apetece que certas árias sejam bisadas.
Razão pela qual é sempre apontada como uma das óperas que qualquer principiante na arte lírica deve ouvir, para aprender a gostar. Juntamente com a “Carmen”, “Rigoletto” e “La Traviata”. Garanto que, ouvida uma vez, não mais deixará de fazer parte da nossa vivência “operática”. Não preencherá os mais exigentes requisitos que qualquer ópera de Wagner, por exemplo, nos impõe, podendo assim, de alguma maneira, enfadar os mais puristas…Mas como este é um blogue “para todos”, não hesito em dedicar-lhe estas linhas.
Em dvd, há inúmeras gravações, com os mais categorizados cantores, tornando-se difícil recomendar uma delas. Para mim, e acima de todas, estão Del Monaco – Leyla Gencer – Bastianini. É uma récita fantástica, excelentemente cantada e interpretada.
Mas também há Pavarotti com Milnes e Eva Marton, Placido Domingo com Cossotto e Kabaivanska, e ainda, das mais recentes, Jose Cura com Hvorostovsky. Ou seja, não é difícil encontrar uma gravação que nos satisfaça.
Em cd o universo amplia-se bastante, e para melhor.
E são tantas, mas tantas, as recomendações possíveis, que não me atrevo a adiantar nenhuma, sob pena de omitir uma mão-cheia de preciosidades.

2 comentários:

Anónimo disse...

Se me permite uma opinião,
o dvd del Monaco, Gencer, Bastianini, Barbieri é excelente, mas peca por não ser "realmente ao vivo", pois é feito para a televisão, embora não seja, santo Deus, "mimado"; a récita Pavarotti, Marton, Milnes, Zajick é bastante fraca, só escapa o Pavarotti; a melhor é sem dúvida a do Festival de Salzburgo, dirigida pelo Karajan, onde temos um Domingo excepcional e o resto do elenco ao mais alto nível (Cossoto, Capucilli) e muito bom (Kabaivanska). Não conheço o Trovador do Cura e do Hvorostovsky
mas despertou-me a curiosidade.
Em cd há duas gravações de referência, imbatíveis:
Karajan: Corelli, Price, Bastianini, Siminato, Zaccaria
Mheta: Domingo, Price, Milnes, Cossoto, Giaiotti
Para além destas gravações é necessário conhecer a Leonora da Callas.
Toscanini disse para cantar o Trovador, precisamos dos quatro melhores cantores do mundo.
Raul Andrade Pissarra

Bruno Buzzacchi disse...

Il trovatore, ao vivo no Scala:

Conductor Gianandrea Gavazzeni - December 7, 1962
Orchestra - Teatro alla Scala
Chorus - Teatro alla Scala

Manrico - Franco Corelli
Azucena - Fiorenza Cossotto
Leonora - Antonietta Stella
Conte di Luna - Ettore Bastianini
Ferrando - Ivo Vinco
Ines - Mirella Fiorentini
Ruiz - Piero De Palma
Un vecchio zingaro - Virgilio Carbonari
Un messo - Franco Ricciardi

https://www.youtube.com/watch?v=Auuhwe4eEQc

Locations of visitors to this page