segunda-feira, 5 de julho de 2010

"Pique Dame"


Por muitos considerada a ópera mais “tradicional” de Tchaikovsky, a “Dama de Espadas” foi estreada em S.Petersburgo em 1890.
Exactamente no mesmo Teatro Maryinsky em que esta produção foi gravada em 1993.
Com uma encenação “à antiga”, majestosa e respeitando a época, vale mais pelas cantoras do que pelo tenor Gegam Grigorian, cujo “Herman” não espanta. Admirável está Maria Guleghina, com 34 anos, e em grande forma. A sua “Liza” é excelente, ainda que não fazendo esquecer a grande Galina Vishnevskaya, em gravação áudio que felizmente existe. A “Pauline” de Olga Borodina é igualmente muito boa, e pena é que o personagem tenha um papel pequeno na ópera. Uma palavra para Leiferkus no “Tomsky”, seguro e convincente. Ludmila Filatova faz uma “Condessa” que não deixa saudades.
Um grande trunfo deste dvd é a Orquestra de Kirov, e o maestro Gergiev, perfeitamente à vontade neste reportório. Muito bem.

1 comentário:

Hugo Santos disse...

Caro José,

dos registos comerciais desta ópera, possuo o presente DVD, bem como a gravação de estúdio com Freni e Atlantov (RCA). Gegam Grigorian não será o melhor Herman da discografia mas é de uma extrema solidez e perfeitamente idiomático, como seria de esperar. Lastimo, igualmente, que a Condessa não seja interpretada por uma cantora de maior estatura como Obraztsova, Modl, Crespin ou Forrester.

Locations of visitors to this page