quarta-feira, 10 de dezembro de 2008

Pilar Lorengar


É talvez das menos lembradas cantoras líricas espanholas, numa autêntica constelação de estrelas, bastando citar Teresa Berganza, Victoria de Los Angeles e Montserrat Caballé, que se juntam a Alfredo Kraus, José Carreras, Plácido Domingo entre outros, colocando o país vizinho numa plataforma de qualidade extraordinária.
Mas o soprano Pilar Lorengar (1929-1996) pertence a este “núcleo duro” com toda a justiça e mérito. Cantou os papéis mais importantes de Verdi e Mozart, nos grandes palcos internacionais, apesar de contratada pela Deutsch Opera de Berlim, uma ligação que durou praticamente toda a sua carreira.
Tudo começou na zarzuela, em 1950, onde cedo se notabilizou.
A sua estreia internacional data de 1955, no Festival de Aix-en-Provence, onde cantou o “Cherubino” das “Bodas”. E só terminou em 1991, quando deu um recital de despedida em Oviedo.

5 comentários:

Hugo Santos disse...

Uma grande intérprete, de timbre muito belo.

Anónimo disse...

Há algum tempo que acompanho o seu blog mas, sempre que tento ouvir um dos filmes, o seu som fica sobreposto com o Toreador da "Carmen"...
Não haverá hipótese de colocar um botão on/off sobre a música de fundo?

Obrigado pela atenção e continuação do bom trablho aqui no blog

António C.

José Quintela Soares disse...

Caro António C.

Vou tentar solucionar esse problema, do qual não me tinha apercebido.

E obrigado pelas amáveis palavras.

Anónimo disse...

Não é necessário desligar o tema escolhido para fundo musical.
Após lido o texto do post, se, ao invés de um clic na imagem youtube, forem feitos dois clics sucessivos, abre-se uma nova janela (directamente ao espaço Youtube) ficando aí disponível o excerto musical, podendo assim fechar-se a página do blog.
Esta nota poderá constar, no blog, como esclarecimento.

José Quintela Soares disse...

Obrigado.

Locations of visitors to this page