tag:blogger.com,1999:blog-7723103421755385297.post2707556891609672282..comments2023-10-07T15:27:33.731+01:00Comments on Opera per Tutti: Que saudades....José Quintela Soareshttp://www.blogger.com/profile/12184044651028422090noreply@blogger.comBlogger8125tag:blogger.com,1999:blog-7723103421755385297.post-15965870422798799092008-07-04T03:29:00.000+01:002008-07-04T03:29:00.000+01:00Os grandes ausentes foram os americanos, à cabeça ...Os grandes ausentes foram os americanos, à cabeça Leontyne Price, embora eu tenha visto James McCracken num formidável Otelo. Infelizmente Kirsten Flagstad nunca pôs aqui os pés e a Schwarzkopf só em recital, e em Braga (!), onde teve uma c~rítica deste género "Não chega ser bonita para se cantar bam".<BR/>Mas é bem verdade que os melhores cantores do mundo passaram por Portugal nos finais dos anos 40, anos 50 e 60, principalmente, e ainda nos 70 e um pouquinho, muito pouco ,nos anos 80.<BR/>RAULAnonymousnoreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7723103421755385297.post-51077026883412207522008-06-15T17:14:00.000+01:002008-06-15T17:14:00.000+01:00Tem razão, caro José. Seja como for, apenas tentei...Tem razão, caro José. Seja como for, apenas tentei realçar o facto de o São Carlos dos anos 80 se ter debatido com dificuldades de ordem orçamental. Agora, entre a impossibilidade e a incapacidade de fazer melhor vai uma longa distância. A incompetência grassa no actual São Carlos, graças a mais uma iluminada intervenção da tutela. O São Carlos só não faz melhor porque não quer. A ópera do Nunes foi e continua a ser um verdadeiro escândalo. O número de óperas por temporada foi reduzido. Os erros são muitos, pura e simplesmente. Os responsáveis são uma anedota. Até eu, na minha santa ignorância, me sinto capaz de fazer melhor. São estados de alma como este que melhor definem o mal-estar que perpassa todos quantos se preocupam com a instituição São Carlos.Hugo Santoshttps://www.blogger.com/profile/17949828524991963693noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7723103421755385297.post-49849534387377735272008-06-14T19:49:00.000+01:002008-06-14T19:49:00.000+01:00Caro Luis MaiaTodos, mas todos, os grandes cantore...Caro Luis Maia<BR/><BR/>Todos, mas todos, os grandes cantores vieram a S.Carlos, desde os anos 40 até aos 80.<BR/>E muitos deles, cantaram ainda em récitas ditas "populares" no Coliseu dos Recreios.<BR/>Alfredo Kraus era um caso especial, pois nunca esqueceu a oportunidade que teve, em 58, de cantar "La Traviata" com Maria Callas, lançando-se da melhor maneira.<BR/>Mas seria fastidioso dizer aqui dezenas de nomes de vedetas internacionais que por cá passaram.<BR/>Inolvidável a Cossotto nos anos 70 no "Il Trovatore".<BR/>Resta a memória...José Quintela Soareshttps://www.blogger.com/profile/12184044651028422090noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7723103421755385297.post-13441552839321199742008-06-14T19:45:00.000+01:002008-06-14T19:45:00.000+01:00Caro geocrusoeA Gulbenkian continua a ser um "oási...Caro geocrusoe<BR/><BR/>A Gulbenkian continua a ser um "oásis", ainda que sem óperas completas.<BR/>Mas é o local onde pode encontrar cantores de nomeada. <BR/>Por exemplo, na temporada que se avizinha, e só no "Ciclo de Canto", poderemos ver e ouvir Elina Garanca,Bernarda Fink, Olga Borodina,Christiane Oelze, Susan Graham e Thomas Hampson.<BR/>É obra!José Quintela Soareshttps://www.blogger.com/profile/12184044651028422090noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7723103421755385297.post-16664235100263643722008-06-14T19:42:00.000+01:002008-06-14T19:42:00.000+01:00Caro HugoAlguns estrangeiros seriam de segunda lin...Caro Hugo<BR/><BR/>Alguns estrangeiros seriam de segunda linha...mas os portugueses eram a "selecção nacional".<BR/><BR/>E agora?<BR/><BR/>Os estrangeiros em que linha estarão?? Certamente não na segunda.<BR/>E os portugueses? Quase nenhum.<BR/><BR/>E crise económica...a de 2008 não é pior que a dos anos 80. E quanto custou aquela "maravilha" da ópera do Emanuel Nunes, que levou metade da assistência a sair no intervalo?<BR/><BR/>Não, caro Hugo, o que por lá anda é muita incompetência...muita falta de rigor, de "know-how".<BR/>Olha-se para o cartaz da temporada....e é fácilo constatar.<BR/>Salvou-se a Elisabete Matos na "Tosca".<BR/>Convenhamos que é pouco.José Quintela Soareshttps://www.blogger.com/profile/12184044651028422090noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7723103421755385297.post-54677437799795917642008-06-14T02:24:00.000+01:002008-06-14T02:24:00.000+01:00Não sei como era mas Cossoto adorava cantar em Lis...Não sei como era mas Cossoto adorava cantar em Lisboa, não sei se vinha cantar levando o mesmo que o seu grande nome já nessa época, justificava.<BR/>Eu ouvia-a cantar várias vezes nesse anos referidos.<BR/>Zampieri cantou antes de ser famosa, mas Krauss também cá veio como tantos outros.<BR/><BR/>A minha descoberta da opera ao vivo foi já nem sei há quanto anos, com uma Boheme no Trindade, cantada por uma companhia integralmente composta por portugueses com Saque a debutar mas compondo uma Mimi, óptima para a sua voz (digo eu) e o Malta<BR/><BR/>Talvez houvesse entendidos e pessoas dedicadas e que amavam a ópera, hoje não sei.<BR/><BR/>Já tenho afirmado várias vezes é pena, porque acho que o nosso povo (não refiro os peraltas), gosta de ópera, há nela sempre como sabemos o toque da tragédia que a nossa gente gosta e para gostar nem sequer é preciso perceberLuís Maiahttps://www.blogger.com/profile/04524284935695761044noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7723103421755385297.post-56827615882837285872008-06-12T22:30:00.000+01:002008-06-12T22:30:00.000+01:00Pelos vistos hoje, dão-se ao luxo de ter uma progr...Pelos vistos hoje, dão-se ao luxo de ter uma programação escassa, deixar de fora bons cantores nacionais, cair no esquecimento da rede de óperas europeias e não saber cativar públicos nacionais, nem turistas... <BR/>estou indeciso qual a cidade a visitar este ano, tendo em conta os cartazes já disponíveis para as minhas semanas de férias em novembro/dezembro e há quem pense no são carlos que esses meses só devem ser tornados públicos em setembro/outubro.<BR/>Pena no anos 80 não ter descoberto a beleza da ópera e ter aproveitado o são carlos, como fiz então com a gulbenkian, o teatro e o cinema.Carlos Fariahttps://www.blogger.com/profile/06654329093407418452noreply@blogger.comtag:blogger.com,1999:blog-7723103421755385297.post-28267864826865649192008-06-12T20:57:00.000+01:002008-06-12T20:57:00.000+01:00Apesar de tudo, não nos podemos esquecer que esse ...Apesar de tudo, não nos podemos esquecer que esse São Carlos dos anos 80 foi fustigado pela crise que assolou o país no início daquela década. As estrelas internacionais eram poucas dada a escassez de recursos. A solução foi apostar em cantores nacionais a par de alguns estrangeiros de segunda linha como a Antonella Manotti, o Mauro Augustini (saído de um bem-sucedido Amonasro na Arena de Verona) ou o baixo Stefan Elenkov. Mesmo assim, destaque-se os regulares do MET Galina Savova e Anthony Raffell, os tenores Toni Kramer e Vincenzo la Scola e os baixo-barítonos Gunther von Kannen e Ekkehard Wlaschiha.Hugo Santoshttps://www.blogger.com/profile/17949828524991963693noreply@blogger.com